O Relatório Financeiro é o instrumento mais importante para tomada de decisões que abrange e impacta o resultado de sua empresa em vendas, marketing, investimentos, fornecedores, pessoal, etc.
Conhecer cada indicador que compõe o relatório financeiro e quais informações ele fornece é a melhor forma para administrar e gerenciar o negócio, visando sempre o crescimento de sua empresa.
Indicadores
1º Entradas ou Receitas são os valores recebidos no período de venda. Como este relatório financeiro é gerencial, considerar os valores que efetivamente entraram no caixa. Quanto às vendas parceladas, as mesmas devem ser lançadas em seu fluxo de caixa nas datas em que serão recebidas, ou seja, lançamentos futuros.
2º Custos variáveis são os gastos diretamente relacionados ao custo ou produção do produto ou serviço. Se não há venda, não há custos.
3º Margem de contribuição é a diferença entre receitas e custos variáveis. Esse resultado é o que a empresa recebe para pagar as despesas fixas e gerar lucro.
4º Custos fixos ou despesas fixas são os gastos recorrentes relacionados à estrutura da empresa, independente às vendas, ou seja, elas ocorrerão mesmo que não haja nenhuma receita. Por exemplo: salários, luz, água, telefone, aluguel.
5º Lucro operacional antes do investimento é a diferença entre receitas de vendas, custos e despesas fixas; antes dos investimentos. Esse resultado é quanto a operação da empresa gerou de lucro. Ainda não é o lucro líquido.
6º Investimentos são gastos que não fazem parte do dia a dia da empresa e, há pretensão em se obter algum retorno a curto, médio ou longo prazo. Por exemplo: marketing, compras de equipamentos, especializações, participação em congressos, reformas.
7º Movimentações não operacionais são entradas e saídas que não fazem parte da operação da empresa. Por exemplo: juros bancários, distribuição de lucros, empréstimos, venda de equipamentos usados.
8º Lucro líquido é o resultado final de sua operação no mês.
Com esses indicadores você pode:
- Acompanhar suas vendas e criar metas futuras.
- Lançar campanhas de marketing para aumentar suas vendas.
- Verificar se os custos dos fornecedores estão equilibrados.
- Saber se sua margem de contribuição cobre suas despesas fixas.
- Analisar suas despesas fixas, verificando onde poderá cortar ou reduzir gastos.
- Verificar se o momento é viável para investir em seu negócio.
- Criar estratégias para as movimentações não operacionais.
- Se antecipar à imprevistos.
Essas são algumas ações que você poderá gerar com o seu relatório financeiro, existem muitas outras informações que podem ser extraídas para que você obtenha mais lucro ou evite prejuízos.
Se os seus negócios não estão indo tão bem, essa é uma ferramenta poderosa para que você analise de forma segura, identificando o problema e o que você poderá fazer para revertê-lo ou chegar à conclusão que seu modelo de negócio não está alinhado às suas expectativas.
Essa análise deve ser realizada, no mínimo, mensalmente; com isso você se antecipa à possíveis imprevistos futuros, tomando decisões antecipadas.
ATENÇÃO!
Para obter informações seguras, o mais importante é ter o seu Fluxo de Caixa organizado de acordo com o Plano de Contas, da mesma forma que a atualização diária dos lançamentos.
Leia: Fluxo de Caixa: seu controle financeiro e Plano de Contas para uma gestão financeira eficaz
Você entendeu esses indicadores? Que tal fazer agora o seu relatório financeiro e a análise financeira do seu negócio? Ficou alguma dúvida, envie sua pergunta!