Plano de Contas para uma gestão financeira eficaz

Você lança suas entradas e saídas diariamente no seu Fluxo de Caixa, mas quando precisa de informações exatas está muito confuso? E, como resultado, tem mais trabalho reorganizando os lançamentos? Saiba como elaborar de forma descomplicada o seu Plano de Contas para o seu Fluxo de Caixa Diário e aprenda também como é a estrutura do Demonstrativo de Fluxo de Caixa que ajuda você com a análise financeira de sua empresa.

Um Plano de Contas incorreto impacta nos resultados financeiros do seu negócio e compromete a sua gestão financeira, ou seja, você pode impedindo o crescimento do seu lucro.

 

O que é Plano de Contas

Plano de contas é basicamente uma lista de todas as contas da empresa representadas por códigos e classificações para os registros de entradas e saídas que são utilizados na área contábil e área gerencial.

 

Plano de Contas Contábil x Plano de Contas Gerencial

O plano de contas contábil segue as Normas Brasileira de Contabilidade (NBC) e, essas normas servirão de base para relatórios obrigatórios, como por exemplo, o Balanço Patrimonial.

O plano de contas gerencial, que é o que iremos abordar, é utilizado pelo financeiro ao realizar o Fluxo de Caixa Diário que gera as informações para o Demonstrativo de Fluxo de Caixa que possibilita a análise do resultado financeiro do seu negócio.

 

Estrutura do Plano de Contas Gerencial

Existem dois grupos: Receitas e Despesas que por sua vez se subdividem em: Entradas, Custos Variáveis, Custos Fixos, Investimentos e Movimentações Não Operacionais. E, suas subcontas.

  • Entradas – todos os valores recebidos em decorrência das vendas. Vendas parceladas; fazer lançamentos futuros no Fluxo de Caixa.
  • Custos variáveis – gastos diretamente relacionados ao custo/produção do produto ou serviço. É variável porque o seu gasto total varia conforme a sua venda. Por exemplo: impostos, comissões, matéria prima, terceirizações do serviço, taxas de cartão, etc.
  • Custos fixos – gastos relacionados à estrutura da empresa. São recorrentes, independente às vendas. Por exemplo: luz, água, telefone, aluguel, tarifa bancária, pró-labore, salários, etc. Como essas despesas são fixas, você deve fazer seus lançamentos futuros também, pois ao fazer uma análise financeira você já terá projetada as suas despesas. Informação muito valiosa para os negócios.
  • Investimentos – gastos que NÃO fazem parte do dia a dia da empresa, mas que se pretende ter algum retorno a curto, médio ou longo prazo. Por exemplo: compra de maquinário, compra de novo software, contratação de consultoria e capacitação, treinamentos, aumento de estrutura, etc.
  • Movimentações não operacionais – são entradas ou saídas que não fazem parte da operação da empresa. Por exemplo: capitalização de sócios, captação de empréstimos, pagamentos de empréstimos, distribuição de lucros, pagamentos de juros, IOF, cheque especial etc.

 

Clique aqui e veja um exemplo de Plano de Contas e aqui de Fluxo de Caixa.

 IMPORTANTE: Os lançamentos de entradas e saídas devem ser realizados na data exata em que o dinheiro entrou ou saiu de sua conta.

 

Análise financeira

Com seu Plano de Contas correto, você terá as informações em seu Fluxo de Caixa Diário padronizadas que serão a base para a estruturação do seu DFC (Demonstrativo dos Fluxo de Caixa).

 

 

 

Este demonstrativo traz clareza, resumindo a saúde financeira do seu negócio. Com ele você poderá identificar pontos críticos, como por exemplo, o porquê de você ter lucro, mas não conseguir liquidar seus compromissos.

Ele também é uma ótima ferramenta para você elaborar melhor o seu planejamento financeiro, sabendo o momento certo em que deverá realizar redução de despesas, aumentar as vendas, contrair empréstimos para cobrir saldos insuficientes, fazer investimentos, negociar com os fornecedores.

Em primeiro lugar, faça seus lançamentos diários e, em segundo lugar; mensalmente a análise financeira, com isso você sempre terá em suas mãos o controle financeiro de sua empresa se antecipando a possíveis prejuízos ou evitando solicitações de empréstimos.

 

Se você não tem tempo ou não sabe por onde começar a organizar o seu Fluxo de Caixa, entre em contato aqui! Posso executar essa atividade enquanto você se dedica aos negócios e, garanto que suas informações se manterão atualizadas!

 

 

 

Olá! Meu nome é Rosana Marcondes! Estou aqui para ajudar você a ser o protagonista dos seus objetivos com organização e produtividade.