Segundo um estudo do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getúlio Vargas (FGV), o trabalho à distância durante o pico da pandemia contou com 10% dos trabalhadores no Brasil. Com o surgimento de novas variantes do vírus e a manifestação da influenza, muitas empresas adiam seu retorno ao trabalho presencial e os trabalhadores que gostariam de retornar ainda terão que aguardar mais um pouco.
Com esse panorama, temos milhões de brasileiros em home office e, sendo um sistema muito novo para a maioria dos trabalhadores, ainda existem muitas pessoas que encontram dificuldade em ajustar essa modalidade de trabalho ao seu dia a dia.
Essa nova experiência causou muito estresse físico, mental e emocional nos últimos quase dois anos… Com vida pessoal, familiar e profissional acontecendo em um único local temos que realizar muito planejamento, sermos organizados, ter muita criatividade e manter o equilíbrio pessoal.
Com minha experiência em home office antes de a pandemia existir e relatos de clientes que buscaram consultoria durante a pandemia, quero compartilhar algumas dicas para que você possa aplicá-las ou adaptá-las ao seu dia a dia profissional, casa e família.
AMBIENTE
- Procure o melhor local disponível, se possível, onde você possa se isolar dos demais cômodos e de ruídos para não afetar a sua concentração.
- Tenha mobiliários adequados, mesa e cadeira que se adaptam às suas necessidades físicas. Postura desconfortável provoca dores musculares, queda na produtividade e problemas crônicos a longo prazo. Dê preferência a cadeira com encosto e altura que seus pés toquem o chão ou utilize apoio apropriado.
- Verifique se a iluminação é adequada, um ambiente muito claro ou muito escuro também afetará sua produtividade. Troque a potência das lâmpadas ou use uma luminária de mesa. Havendo iluminação natural, tire proveito! Luz natural ajuda regular nosso relógio biológico.
- Mantenha sua mesa organizada. Deixe somente equipamentos e objetos que você irá utilizar durante a execução de suas atividades. Uma mesa desorganizada provoca dispersão.
- Encontre um local adequado para os seus arquivos. Deixe arquivos de uso diário próximo de sua estação de trabalho. Mantenha arquivo pessoal separado do arquivo profissional. Utilize pastas identificadas.
PRODUTIVIDADE
- Vista-se para trabalhar! Existem dois bons motivos para você se vestir de modo adequado: mudamos nossa postura e disposição e mantemos nossa apresentação pessoal, principalmente ao participarmos de reuniões através de imagem. Sugestão? Use o Casual Day.
- Mantenha a mesma rotina de horários, você poderá ser acionado(a) a qualquer momento dentro do horário de expediente.
- Se você reside com outras pessoas, comunique o seu horário de trabalho e de suas pausas. Solicite que seja interrompido somente em casos de urgência.
- Reuniões online com ou sem imagem: Mantenha o local organizado, informe aos demais moradores a duração da reunião, que evitem barulhos indesejáveis e a importância de seguirem o seu pedido.
- Faça planejamento semanal e inclua suas tarefas e compromissos profissionais e pessoais em sua agenda de acordo com a sua frequência: diária, semanal e mensal.
- Não esqueça de acrescentar em seu planejamento as tarefas não recorrentes, aquelas solicitadas por terceiros.
- Lembre-se: não execute na véspera um trabalho com prazo de entrega. Com a instabilidade da internet, você poderá não ter tempo hábil para executá-lo. Seja proativo(a) com o máximo de atividades que possuam data de entrega.
- Faça pausas durante o expediente. O ambiente home office sem interrupções pode fazer com que você trabalhe além do horário e isso com o passar das semanas irá gerar estresse físico e mental. Pare para um café e espaireça. Vá até a janela, varanda ou outro cômodo que seja agradável e saia do “modo trabalho”. Utilize um Timer, programe, inicialmente, de 30 a 60 minutos de trabalho com 5 a 10 minutos de pausa, com a prática você irá estabelecer o que melhor se adapta a você.
- Cuidado com os ladrões do tempo durante o expediente: TV, videogames, redes sociais, mensagens de grupos. Esses ladrões do tempo matam a sua produtividade e, retomar o trabalho após horas será muito mais difícil. Deixe para dar uma olhada em suas mensagens pessoais e redes sociais durante sua pausa programada.
- Se você ainda não aprendeu a dizer não, este é o momento… Ao invés de dizer sim para tudo e todos, delegue ou peça prazo e, depois anote em sua agenda para executar o que foi solicitado.
- Ao término do expediente, deixe tudo limpo e organizado para o próximo dia. Você ganhará tempo e terá mais disposição para iniciar suas atividades no dia seguinte.
ROTINA E ORGANIZAÇÃO DA CASA
- Não execute tarefas domésticas de longa duração durante o expediente de trabalho. Tarefas rápidas você poderá realizar durante suas pausas, como por exemplo, colocar roupas na máquina de lavar, estender ou recolher roupas lavadas.
- As refeições são uma das tarefas que mais tomam o nosso tempo. No final de semana, faça um pré-preparo dos alimentos. Cozinhe refeições em uma quantidade maior e congele em porções; lave e corte legumes; lave verduras; faça pré-cozimentos.
- Distribuição de tarefas, se você não está sozinho(a), faça uma distribuição com todos moradores de acordo com a capacidade de execução de cada um.
- Aproveite o tempo que você economizou na locomoção ao trabalho (aqui em São Paulo, estamos economizando de duas à quatro horas diárias) e faça algumas tarefas rápidas, como organizar ou limpar um cômodo ou utilizar esse tempo para cuidados pessoais, estudos, leituras, etc.
- Suas tarefas e cuidados com familiares ficaram mais puxados? Esqueça as grandes faxinas! Faça limpezas diárias de manutenção.
- Mantenha a casa organizada antes de se deitar colocando cada coisa em seu lugar (não fique o dia inteiro fazendo isso, principalmente se você tem filhos pequenos), deixe a cozinha em ordem e prepare a mesa para o café da manhã.
- Se puder delegar, delegue!
ROTINA FAMILIAR
- Mantenha os horários das refeições e de ir para a cama. Horários flexíveis são mais difíceis de serem controlados para quem precisa ter foco no trabalho e qualidade de vida ao mesmo tempo.
- Mantenha a rotina de estudos para as crianças em idade escolar.
- Para as crianças pequenas, você terá que ter muita criatividade para mantê-las ocupadas. Disponibilize papéis, lápis, tintas, cubos, quebra-cabeça, livros, revistas, potes e caixas de formatos diferentes.
- Estipule horários para o uso de TV, internet e games. Não incentive os maus hábitos, mesmo que isso possa lhe trazer um pouco de sossego. Aproveite este momento junto aos filhos para educá-los sobre organização e responsabilidades assim, você estará formatando um adulto com potencial de realização.
- Reúna a família nos horários das refeições. Esse é um bom momento para estarem próximos e conversarem.
- Reserve um horário diário para o seu lazer e descanso, afinal de contas você merece!
Procurei reunir o máximo de informações para ajudar você neste momento, mas se ficou alguma dúvida ou você não consegue uma solução para uma situação não abordada, envie sua mensagem!