Não delegar provoca algumas desvantagens como sobrecarga de trabalho, falta de produtividade, dificuldade em cumprir prazos, bloqueio da criatividade, baixa flexibilidade e adaptação a novas ideias.
Certamente, algumas pessoas poderão até contestar, dizendo que não delegam porque não confiam ou porque somente elas sabem fazer as atividades. Mas, com toda a certeza, saiba que delegar é essencial no ambiente de trabalho ou em qualquer outro contexto, principalmente quando você trabalha sozinho(a).
Delegando atividades ou tarefas, não apenas poderemos nos concentrar nas questões estratégicas e no planejamento a longo prazo dos nossos negócios, como poderemos ter mais tempo para nossa vida pessoal. Sem contar que, você eliminará a pressão para fazer tudo ao mesmo tempo, do operacional à gestão, gerando mais dias tranquilos.
Aprendendo a delegar
Para começar a delegar comece fazendo as seguintes análises:
✔ Quais atividades (tarefas repetitivas e operacionais devem ser as primeiras da lista)?
✔ Quais pessoas serão responsáveis? Quero ensinar? Quero contratar CLT ou um(a) Assistente Virtual?
Dica importante
Sei que você já não tem tempo mais para nada, mas, às vezes, para ganharmos, precisamos ceder um pouco. Então, vai a dica!
Como é você quem faz tudo sozinho(a), antes de passar essa responsabilidade, crie processos e métodos de execução, isso facilitará:
- Caso no futuro tenha que passar a atividade para uma nova pessoa.
- Como também é uma forma de você acompanhar a execução.
Mesmo com processos e métodos criados, mantenha sua mente aberta, sabe por quê? Porque a pessoa que realizará as atividades, poderá implementar a forma de execução, podendo ser mais produtiva e rápida.
Quando trabalhamos sozinhos temos a tendência a pensar que o que fazemos é o melhor e o correto e, isso serve para mim também! Por isso gosto de manter contato com meus pares para sempre estar atualizada e aprendendo novos meios de ser mais produtiva e entregar o melhor serviço aos meus clientes.
Delegando com eficácia
- Atribua tarefas com base nas habilidades e competências das pessoas.
- Tenha uma comunicação clara.
- Forneça instruções adequadas.
- Acompanhe o progresso.
- Dê suporte e feedback para garantir que as tarefas sejam concluídas com sucesso.
No caso de contratação de Assistente Virtual, deverá constar no contrato as atividades, como serão executadas e entregues. Clique aqui e veja como funciona.
Se convenceu das vantagens e benefícios? Ótimo!
Mas, atenção! Isso não significa fazer menos, significa sair do operacional e começar a gerenciar seu negócio, executando tarefas e tomando decisões que dependem somente de você que farão a sua empresa crescer e seu lucro aumentar! Prepare-se para este novo desafio!