Se a desorganização se apoderou do seu dia a dia, vamos retomar o equilíbrio e deixar o seu dia mais leve com mais tempo livre para fazer o que mais gosta?
Algumas pessoas confundem organização com controle absoluto ou regras engessadas.
Na verdade, a organização começa pelas nossas escolhas – viver com qualidade de vida ou viver em meio ao caos. Ao escolher qualidade de vida, você deverá, inicialmente, seguir alguns passos: eliminação dos excessos, mudança de hábitos e criação de rotinas.
Sem organização…
- Você sempre está atrasado(a).
- Esquece de pagar contas.
- Não tem uma alimentação saudável.
- Atrasa suas entregas profissionais ou estudantis.
- Não encontra documentos importantes quando mais precisa.
- Não cuida de si mesmo(a).
- Perde tempo procurando objetos, roupas, acessórios perdidos pela casa.
- E muito mais…
Em quanto tempo consigo organizar tudo?
Essa será uma resposta desconfortável, pois a desorganização não se instala da noite para o dia. Logo, a reorganização também levará um tempo para se concretizar. Dependerá de sua disposição, do volume a ser organizado e do seu tempo disponível.
Para retomar a organização, serão necessárias paciência, persistência, ajuda e muita motivação.
Por onde começar?
Para dar início à organização, primeiramente, você deverá fazer uma análise geral. O que não está funcionando? Começando por você, pergunte-se:
- O que me faz perder mais tempo no dia a dia?
- Qual hábito me prejudica? Exemplo: chegar em casa e ficar sentado(a) no sofá horas com várias tarefas pendentes e quando percebe já está na hora de dormir…
- Tenho alguma rotina a ser melhorada ou preciso criar uma? Exemplo: ao chegar em casa já coloco a máquina de lavar pra funcionar, inicio o jantar, arrumo a cama antes de sair, adiantar o TCC, etc.
Começando a organizar
Bem… chegou a hora… Vamos começar a prática!
Primeiro aviso! O que NÃO fazer! 😬
- Organizar uma casa inteira em um único dia! Calma… sua empolgação e energia no início estarão no máximo, mas com o passar das horas, começam a se dissipar…
- Se o cômodo ou local a ser organizado for muito grande ou tiver muitos objetos, inicie por partes. Exemplo: um armário, uma gaveta, uma estante.
Passo a passo – iniciando:
- Escolha um dia ou período que você tenha certeza que não será interrompido(a) por distrações. Se você tiver companhia para ajudar melhor!
- Defina o local que neste momento mais necessita de sua atenção e que não está funcionado no seu dia a dia.
- Pense: qual o principal objetivo que você quer alcançar neste ambiente? Praticidade, beleza, espaço, otimização, etc.
- Tire fotos do antes.
- Analise essas fotos e veja quais são os espaços disponíveis e se os objetos alocados realmente fazem parte daquele espaço. É impressionante, quando tiramos a foto do local é quando percebemos o grau de desorganização. Isso ocorre porque o nosso cérebro já se acostumou com o cenário apresentado, pois nada muda…
- Determine a utilização deste cômodo ou espaço.
- Comece retirando todos os objetos do lugar a ser organizado. Este será o momento do descarte 😐. Divida os objetos em 5 blocos: lixo, doação, conserto, conservar, outro local ou ambiente (às vezes, não percebemos que armazenamos objetos em ambiente não apropriado).
- Depois de vazio, limpe o espaço, verifique se há necessidade de manutenção ou reparos 😅.
DICAS PRODUTOS ORGANIZADORES:
- Não compre antes de organizar, pois você poderá comprar peças que não servirão às suas necessidades. Compre somente depois de você verificar as medidas corretas e a função.
- Reutilize o que você já tem em casa. Como cestos, caixas, potes, bandejas, etc. Use a imaginação. Quando reutilizamos, além de ser sustentável, estamos economizando e destralhando outro ambiente ou espaço.
Passo a passo – organizando:
- Comece a voltar os objetos para o local, categorizando por função, formatos, cores, utilidade, frequência de uso, etc. Para que você consiga visualizar melhor essa etapa leia nosso post Organize seu guarda-roupa e ganhe tempo em suas manhãs.
- Identifique cada espaço, ou seja, o que será armazenado em cada prateleira, gaveta, cabideiro, estante, etc. Use um critério lógico. O que é menos usado fica no local de difícil acesso e o que é usado com mais frequência, no de fácil acesso.
- Quando há vários moradores, seria útil etiquetar prateleiras, caixas, gavetas.
- Tire fotos do depois! 😁 Além de ser algo gratificante, elas ajudarão você a manter a ordem ou para quem ficar responsável pela manutenção.
- Depois de todo esse trabalho você precisa manter o hábito de devolver as peças ou os objetos aos lugares corretos.
- Crie uma rotina para de tempos em tempos, reanalisar a organização inicial. Com o tempo adquirimos mais objetos, outros não tem mais utilidade ou estão quebrados. Daí se faz necessário essa reanálise. Ou talvez para modificar o que não está funcionando.
“A MELHOR ORGANIZAÇÃO É AQUELA QUE FUNCIONA PARA VOCÊ!
AQUELA QUE EM POUCOS MINUTOS VOCÊ ENCONTRA O QUE PRECISA!”
Seguindo esses passos você organiza qualquer parte de sua casa. E, quando você começa sentir a casa acolhedora, harmônica e funcional, não vai querer saber mais de bagunça!
Mas, outro lembrete importante: só não se escravize! Uma casa tem vida, ela passa por ciclos, assim como nós. Se em momentos você “perder a mão” (o que é normal), não tem problema… Pare analise o seu momento e decida quando colocará ordem novamente! Ou peça ajuda!
Gostou das dicas? Compartilhe os seus resultados! Porque amo organizar!