Lembre-se! Cartão de crédito não é despesa, cartão de crédito é forma de pagamento.
Percebi que tanto empresas quanto pessoas físicas confundem a forma de pagamento – cartão de crédito – com despesas. Ao cometer esse equívoco, você está alimentando as planilhas financeiras da empresa e pessoal de forma incorreta e está impactando no resultado que você analisa. Com isso, suas tomadas de decisões financeiras e orçamentárias ficam prejudicadas, pois os números não são reais.
Ao lançar a fatura do seu cartão de crédito, você deve lançar despesa por despesa no fluxo de caixa de acordo com o Plano de Contas, ou seja, as despesas devem ser classificadas em:
- Custos variáveis
- Custos fixos (ou despesas fixas)
- Investimentos
- Despesas não operacionais
Isso tem uma razão, pois com estes lançamentos você consegue analisar em seu relatório:
- Margem de contribuição: composta pelas receitas menos os custos variáveis.
- Lucro operacional antes dos investimentos: resultado anterior menos os custos fixos.
- Lucro operacional: resultado anterior menos investimentos.
- Resultado líquido (lucro ou prejuízo): resultado anterior menos as entradas ou saídas não operacionais.
Por exemplo, se você lança o valor total das despesas do cartão de crédito como Despesas Fixas, mas a concentração dos pagamentos está nos Custos Variáveis (fornecedores), você não está vendo que o impacto está na Margem de Contribuição, ficando assim pagando custos altos de fornecedores, sem tomar a decisão de realizar novas negociações ou até mesmo mudar de fornecedor.
Veja o quadro
Se você concentra os pagamentos de seus custos e de suas despesas no cartão de crédito é imprescindível que você faça o lançamento corretamente.
E, mais um lembrete!
“NÃO PAGUE SUAS CONTAS PESSOAIS NO CARTÃO DA EMPRESA E VICE-VERSA!
TENHA CARTÕES SEPARADOS.”
Definir metas e fazer planejamento orçamentário com números incorretos é a certeza de não alcançar o objetivo desejado.
Você está sem tempo para organizar e manter seus lançamentos financeiros atualizados? Sou assistente virtual, pague somente pelas atividades contratadas! Agende uma reunião e saiba como funciona!